terça-feira, 29 de maio de 2012

A vida não é um sonho #19



«- A minha ingenuidade consiste em não ter vergonha de si. Não só não me envergonho diante de si como não quero envergonhar-me, precisamente diante de si, Aliocha… Por que não lhe tenho respeito? Gosto muito de si, mas não lhe tenho respeito. Se lhe tivesse respeito, não poderia falar consigo sem ter vergonha, não é verdade?
- É verdade.
- Acredita que não tenho vergonha de si?
- Não, não acredito.
Lisa voltou a rir-se; falava depressa.
- Mandei confeitos ao seu irmão Dmítri Fiódorovitch. O Aliocha permitiu, tão depressa, que não o amasse.   
- Para que me chamou, Lise?
- Quero informá-lo de um desejo que tenho. Quero que alguém me martirize: se case comigo e, depois, me martirize, me engane, me abandone. Não quero ser feliz!»


Fiódor Dostoievski, "Os Irmãos Karamázov" (Livro 11;3), Editorial Presença, 2002

Sem comentários: