sábado, 5 de janeiro de 2013

Perguntas Abandonadas #26


«Queres, meu irmão, ir para a solidão? Queres procurar o caminho que leva a ti mesmo? Espera ainda um pouco e ouve.
"Aquele que procura, facilmente se transvia. Toda a solidão é um pecado" - assim fala a multidão, o rebanho; e tu pertenceste ao rebanho durante muito tempo.
Ainda durante muito tempo a voz do rebanho há-de falar no fundo de ti. E quando disseres: "Eu já tenho uma consciência como a vossa", isso será para ti uma queixa e uma dor.
Porque foi ainda esta consciência comum que produziu esta dor: a última centelha dessa consciência lança ainda um reflexo sobre a tristeza.
Mas queres seguir o caminho da tristeza, o caminho para ti mesmo? Então mostra-me se tens esse direito e essa força.
Acaso és força nova e direito novo? Primeiro movimento? Roda que gira por si mesma? Podes obrigar as estrelas a gravitar à tua volta?
Ai! vemos tantas ambições pelas alturas! Tantas contorções de ambiciosos! Mostra-me que não és um gozador nem um ambicioso.
Ai! Existem tantos pensamentos grandes que apenas fazem o mesmo que um fole: inchando aumentam o vazio.
Declaras-te livre? O que quero conhecer é o teu pensamento fundamental; não quero saber qual é o jugo que sacudiste.
Pertencerás tu aos que têm o direito de se subtrair ao jugo? Há quem perca o seu último valor no dia em que se liberta da sua sujeição.»

Friedrich Nietszche, "Assim Falava Zaratustra", Guimarães Editores, 1964

Sem comentários: