domingo, 3 de junho de 2012

o Mal-estar da Civilização #27



«Há muitos anos que os meus pensamentos não visam outro alvo que senão eu mesmo, que só me examino e estudo a mim próprio, e se outra coisa venho a estudar, é para logo a aplicar a mim, ou, mais bem dito, em mim. E não me parece laborar em erro se, tal como se faz com outras ciências, incomparavelmente menos úteis, eu partilhar o que aprendi com esta, conquanto não esteja muito satisfeito com os progressos que nela fiz. Não há descrição tão difícil como a de si mesmo, nem, decerto, tão útil. Ademais, é preciso pentear-se, preparar-se e arranjar-se para se apresentar em público. Ora eu estou incessantemente a enfeitar-me porque incessantemente estou a descrever-me.»         


Montaigne, "Ensaios", Relógio d'Água, 1998

Sem comentários: