terça-feira, 23 de março de 2010

o Mal-estar da Civilização #15



SÓCRATES

Um homem que pratica a ginástica e que faça o estudo desta vai prestar atenção ao elogio, à critica e à opinião de qualquer pessoa ou apenas daquele que é o seu médico ou o seu mestre?

CRÍTON
Apenas à deste

SÓCRATES

Portanto, será apenas deste que deve temer a crítica e não apreciar o elogio, sem se preocupar com a maioria.

CRÍTON
É evidente que sim.

SÓCRATES

Assim, deverá agir, exercitar-se, comer e beber como o decidir o único homem que o dirige e é competente, em vez de seguir o parecer de todos os outros reunidos.

CRÍTON
Isso é indesmentível.

SÓCRATES

Estamos, então, de acordo. Mas se ele desobedecer a esse homem único, se desdenhar a sua opinião e os seus elogios para seguir a opiniões da multidão incompetente, não irá sofrer algum mal?

Platão, "Diálogos III - Críton", Pub. Europa-América, 2ª Edição


2 comentários:

{anita} disse...

caro Irmão Karamazov,
este post é grandioso.
grandioso!

Cronopio disse...

Irmão Karamazov, o seu post poderia dar origem a discussões ad infinitum. No entanto, como bom Cronópio apenas me cumpre dizer que ouvir o que as massas dizem é para esperanzas. Ouvir o que nos diz o nosso mestre é para famas.

No que me toca, quando tiver a idade dessa elegante e vetusta senhora, daqui por muitos anos, não deixarei de correr em roupa interior numa passadeira de corrida.

A beleza da coragem suplanta o definhar de uma estética, que é convencional.

A foto é de Erwin Olaf. Se não me engano (o que acontece muitas vezes, mas quem quer saber?), a foto é a 3.ª de uma série de 4.