sexta-feira, 18 de dezembro de 2009

a poesia não me interessa #12



«... Vou-te amar intensamente como nunca. Amei-te com avidez precipitação impreparação juvenil. Havia uma distância enorme de permeio e eu tinha de a preencher. Amei-te depois com luxúria como se diz no catecismo. E amei-te como cumprimento de um horário semanal. Com raiva humilhação quando andaste, eu nem sei se andaste lá com o teu colega do patarata. E porque é que não sei? Minha querida. Tinhas um grande orgulho ou vaidade no teu corpo, e desde a história do Bem sei lá o que tu querias. Seduzir, dares aos outros a possibilidade de partilharem do maravilhoso de ti e acirrares-me domesticares-me obrigares-me a ajoelhar. Silêncio - e já falei tanto. Vou pôr na rua da lembrança tudo o que não for da tua nudez, a amargura vexame sofrimento. Mesmo as alegrias que não são para aqui. Mesmo os filhos que também não - A vida inteira que passou. Preciso tanto de te amar - e como te vou amar? Não sei. Vou-te amar com o infinito da tua perfeição.»

Vergílio Ferreira, "Em Nome da Terra", Bertrand Editora, 1990

3 comentários:

Andreia AM disse...

Não podia dizer nada porque fiquei sem palavras. Depois percebi que podia, se quisesse, dizer que fiquei sem palavras. E então cá estou sem palavras. Soa ridículo dizer: que lindo(?) depois de dizer que não tenho palavras?

(Tenho de ler mais Vergílio é o que é.)

lavandaria disse...

acho que já o escrevi aqui, este é um dos livros mais bonitos que já li!

Beatriz Hierro Lopes disse...

“Caminhávamos à beira-rio e éramos imensos. Gostava de saber agora bem o que éramos. Tínhamos a verdade toda porque não queríamos mais nada. E tínhamos a beleza porque estávamos contentes, mas não sabíamos bem de quê. Era um momento excessivo em que talvez Deus aparecesse. Era um desses instantes em que tudo oscila e é de mais e só é plausível matarmo-nos. Não havia em nós humanidade bastante, era plausível.”

"Em nome da terra", Vergílio Ferreira