sábado, 22 de fevereiro de 2014

Teoria da Conspiração #48 (ou a Purgação da Mora Incerta)



«- Recebe muito por este trabalho? - perguntou Jaimemorto.
 - Fornecem-me a barca - disse o homem - e pagam-me em vergonha e em oiro.
À palavra "vergonha", Jaimemorto instintivamente recuou e isso chateou-o.
 - Tenho uma casa - disse o homem que, reparando no gesto de Jaimemorto, sorria. - Dão-me de comer. Dão-me oiro. Muito oiro. Mas não tenho o direito de o gastar.  Ninguém me quer vender nada. Tenho uma casa e muito oiro, mas sou obrigado a digerir a vergonha da aldeia inteira. Pagam-me para  eu ter remorsos, em vez deles. De tudo o que de mal ou ímpio fazem. De todos os seus vícios. Dos seus crimes. Da feira dos velhos. dos animais torturados. Dos aprendizes. E do lixo.
Calou-se por uns momentos.»

Boris Vian, "O Arranca Corações", Editorial Estampa, 1970

Sem comentários: