terça-feira, 28 de maio de 2013

Imediatamente embora pouco a pouco #32


«- Bartleby - disse eu entrando no escritório de rosto calmo mas severo. - Estou seriamente desgostoso. Estou penalizado, Bartleby. Pensava melhor coisa de si. Imaginava-o com modos de cavalheiro, e que em qualquer dilema delicado lhe bastaria uma leve sugestão - em resumo, uma assumpção. Mas parece-me que estou enganado. Por que motivo - acrescentei, sobressaltando-me ao de leve - nem sequer tocou ainda naquele dinheiro - e apontava para onde este estava, exactamente onde eu o deixara na tarde anterior.
Nada respondeu.
- Vai ou não deixar-me? - perguntei-lhe então num acesso de súbita fúria, avançando para ele.
- Preferiria de não o deixar - retorquiu, acentuando delicadamente o não

Herman Melville, "Bartleby", Assírio & Alvim, 1988

1 comentário:

Anónimo disse...

Magnifico.