quinta-feira, 29 de março de 2012

A vida não é um sonho #16



 «- Tu e a mãe vão-se divorciar? - tinha ele perguntado. Era sábado de manhã e não havia muitos carros.
 - Se pudermos evitar, não - disse eu. - Não queremos. Por isso é que vamos para fora e não queremos ver ninguém durante o Verão. Por isso é que alugámos a nossa casa durante o Verão e arranjámos uma em Eureka. Também é por isso que te vais embora, acho eu. Pelos menos, é uma das razões. Para não falar no facto de vires de lá com os bolsos cheios de dinheiro. Nós não queremos divorciar-nos. Queremos estar sozinhos durante o Verão e tentar resolver as coisas.
 - Ainda gostas da mãe? - disse ele. - Ela disse-me que sim.
 - Claro que gosto - disse eu. - Já devias saber isso. Só que tivemos a nossa quota parte de problemas e grandes responsabilidades, como toda a gente, e agora precisamos de um tempo a sós para resolver as coisas. Mas não te preocupes connosco. Vai para lá e passa um bom Verão, trabalha muito e poupa dinheiro. Considera isso também uma férias. Vai à pesca o mais que puderes. Há por lá bons sítios para pescar.»


Raymond Carver, "Telefona Se Precisares de Mim", Editorial Teorema, 2001

Sem comentários: