quarta-feira, 22 de dezembro de 2010

dicionário das causalidades #4




D

Destino

«Ó minha vontade, esquina de todas as necessidades, necessidade inteiramente minha,
preserva-me das vitórias mesquinhas!
Ó destino da minha alma, a quem chamo Destino, tu que estás em mim, acima de mim,
preserva-me, reserva-me para um grande destino!
E a tua grandeza suprema, - mostra-te inexorável na vitória. Ai!, quem é que não sucumbe à sua vitória?
Ai!, que olhos não se turvaram no crepúsculo dessa embriaguez? Ai, que pé não tropeçou e não desaprendeu a firmeza, na vitória?
Faz com que esteja um dia pronto e preparado para o grande Meio-Dia; pronto e preparado como o bronze em fusão, como a nuvem que carrega o raio, como o úbere inchado de leite,
preparado para mim próprio e para a minha vontade mais secreta - arco que aspira à flecha,
flecha que aspira à estrela, estrela pronta e madura no seu meio-dia,
ardente e trespassada por uma flecha, desmaiada sob as flechas destruidoras do sol,
ela mesma sol e vontade solar inexorável, pronta a tudo destruir na sua vitória.
Ó vontade, esquina de qualquer necessidade, ó necessidade toda minha,
reserva-me para uma grande e única vitória!

Assim falava Zaratustra.»

Friedrich Nietzche, "Assim Falava Zaratustra", Guimarães Editores, 1964

Sem comentários: