quarta-feira, 19 de maio de 2010

o homem de quarta-feira #35



«Quando alcançámos o solo, virou-se para mim, enquanto eu ainda o segurava por trás, de modo que ficámos peito contra peito.
- Deixe-me! - disse ele. - Eu não sei quais são as suspeitas que tem contra mim, mas eu estou inocente. - Repetiu: - Claro que eu não sei do que suspeita de mim.
- Aqui não se trata de suspeitar de alguém ou de ser inocente. Peço-lhe que não diga isso outra vez. Somos estranhos; o nosso conhecimento é tão velho como os degraus da igreja são altos. O que aconteceria se começássemos imediatamente a discutir a nossa inocência?
- É exactamente o que eu penso, - disse ele - Já agora o senhor disse "A nossa inocência". Por acaso está a sugerir que se eu tivesse provado a minha inocência, também teria de provar a sua? É isso que quer dizer?»

Franz Kafka, "Descrição de uma Luta", Coisas de Ler, 2004

Sem comentários: